FANDOM

O Congresso dos Deputados da Espanha é a câmara baixa das Cortes espanholas, o órgão constitucional que representa o povo. Reúnem-se para sessões no Palácio das Cortes do Reino.

Origem:

A origem do Congresso dos Deputados remota ao Estatuto Real de 1834, outorgado por S.M. a Rainha Dona Maria Cristina de Bourbon, Regente enquanto a rainha Isabel II era menor de idade. Quando se estabeleceu, ocorreu a divisão das cortes ao dividi-las em dois poderes: o de representantes do Rei e o de Procuradores do Reino.

O relacionado aos Procuradores do Reino tinha caráter eletivo e uma composição que correspondia claramente a representação das Cidades e Burgos com direito a voto nas cortes do Antigo Regime.

Na constituição de 1837, aprovada como conseqüência do motim da Granja de San Ildelfonso que forçou a rainha regente a sancioná-la, recorreu pela primeira vez à denominação de Congreso de los Diputados para a Câmara Baixa das Cortes Generales. Nas sucessivas Constituições de 1845, 1856, 1869 y 1876 preservaram a configuração do Congresso dos Deputados como uma câmara de representação popular, que em alguns casos teve atribuída preeminência sobre o Senado em matéria de forças armadas, contribuições, crédito público e controle político aos membros do Governo.

800px-Madrid - Congreso de Diputados 1

Vista Palacio do Congreso de los Diputaos

Também no FANDOM

Wiki aleatória