FANDOM

A Universidade de Paris (em francês Université de Paris) é uma das mais antigas instituições de ensino superior da Europa, e localiza-se na França. Já não existe como uma única universidade, uma vez que, em 1970, foi dividida em treze universidades independentes umas das outras.

220px-Armes de l universite de paris

Universidade de Paris' LATIM:Universitas magistrorum et scholarium Parisiensis'

Lema Hic et ubique terrarum(Aqui em todo o Mundo)
Fundação 1170
Tipo de Instituição Pública e Privada
Localização Paris, França
Campus Urano
Página Oficial UNP.fr

História:

PrimórdiosEditar

Foi fundada aproximadamente no ano de 1170, a partir da escola da catedral de Notre-Dame. Era comum haver escolas junto às catedrais na França na época. O bispo era quem nomeava os professores e controlava o ensino por meio de seu Chanceler ou Secretário Geral do Bispado.

Quando o sempre crescente número de estudantes fez com que a escola de Notre-Dame se tornasse insuficiente para abrigá-los, os professores particulares foram autorizados a abrir escolas ao redor da catedral. Estes mestres, para defender seus interesses e suas idéias, se reuniram e se associaram formando a sua "corporação", uma "Universitas", um modo de união à semelhança dos modernos sindicatos. Assim surgiu, por volta de 1170, a Universidade de Paris.

Cada mestre, ou grupo de mestres, tinha sua própria escola; quando a corporação tinha que deliberar sobre algum assunto de interesse comum, eles em geral se reuniam em uma ou outra igreja. A organização dessas reuniões bem como a representação dos mestres perante a Igreja e o governo fez surgir o posto e a figura do Reitor. Os assuntos e as disciplinas e as necessidades práticas comuns a várias escolas terminaram por promover o agrupamento em escolas maiores, as faculdades.

No início do século XI, Abelardo, um dos grandes intelectuais da idade média, veio ensinar em Paris e sua fama atraiu milhares de estudantes para a Universidade, vindos de todos os países do mundo cristão. As escolas se expandiram para a outra margem do Rio Sena, no monte Sainte Geniève, onde Abelardo ensinou. Lá se encontra ainda a famosa rue du Fouarre, noquartier Latin, onde os mestres da Faculdade das Artes tinham suas escolas; mais adiante encontra-se a igreja de Saint-Julien-le-Pauvre, onde muitas vezes se reuniu a velha corporação ou "Universidade" dos professores.

300px-Sorbonne DSC09369

A capela da Sorbonne Universidade de Paris

Viniciusizahias 18h10min de 15 de abril de 2012 (UTC)Ministério da Educação -Ministério de Hogwarts

Ministério da educação solaria

Ministério da Educação

275px-Hogwarts coat of arms colored with shading.svg

Ministério de Hogwarts

Também no FANDOM

Wiki aleatória