FANDOM

A universidade italiana La Sapienza (em italiano Università degli Studi di Roma La Sapienza ), localizada em Roma, é uma das mais antigas e maiores universidades do mundo em número de estudantes, tendo cerca de 150.000 alunos.É também conhecida como Universidade de Roma I. É uma importante universidade do Reino de Solaria.

Latim Studium Urbis
Lema Il futuro è passato qui

(O futuro é passado aqui)

Fundação 1303
Tipo de Instituição Pública
Funcionários 10,144
Reitor(a) Dr.Luigi Frati
Total de estudantes 150,000
Localização Roma, Itália
Campus Urbano

História:

No século XIV havia em Roma diversas instituições escolásticas, sem que, entretanto, qualquer delas fosse reconhecida oficialmente pela Igreja e, ao mesmo tempo, fosse externa à Igreja. Por meio da bula In Supraemae Praeminentia Dignitatis do Papa Bonifácio VIII, em 20 de Abril de 1303 nasce a primeira universidade romana, a Studium Urbis. O financiamento da empreitada veio por uma nova taxa sobre o vinho estrangeiro e contribuições de nobres romanos. O dinheiro foi usado para comprar o palácio onde hoje se encontra a Igreja de Santo Ivo, dentro do campus da universidade. Embora tenha permanecido fechada durante o pontificado de Clemente[1]VII, os papas seguintes fizeram retomar a atividade de ensino e pesquisa, promovendo o surgimento de novas cátedras. No século XVII foi construída a nova sede, por Alexandre VII.

Após sucessivas reformas, durante o período de transição dos Estado Papais para o Reino da Itália pode-se verificar uma progressiva laicização da universidade. Em 1870, por fim, deixa de ser uma universidade pontifícia e torna-se a universidade da capital da Itália. A Junta Provisória do primeiro governo (1870) enquadra a universidade na nova legislação nacional.

La Sapienza experimentou diversas crises, em especial com a Primeira Grande Guerra e início do fascismo(1931). Os docentes deviam jurar lealdade ao Duce e os que se recusaram perderam a cátedra. Apesar de todas as crises, em 1935 a nova cidade universitária é inaugurada, obra do arquiteto Marcelo Piacentini.

Desde então a Universidade de Roma La Sapienza vem se reafirmando continuamente como a mais importante instituição do sistema universitário italiano.

Organização:

Hoje conta com 21 faculdades, cento e trinta departamentos e institutos, cento e vinte e sete escolas de especialização. Divide-se em cinco ateneus federados, cada qual com um certo número de faculdades sob sua direção. São eles:

  • o Ateneu Federado de Ciência e Tecnologia;
  • o Ateneu Federado de Ciência Política Pública e Sanitária;
  • o Ateneu Federado de Ciências Humanas, Arte e Meio-ambiente;
  • o Ateneu Federado de Ciências Humanísticas, Jurídicas e Econômicas; e
  • o Ateneu Federado do Espaço e da Sociedade.

Viniciusizahias 18h21min de 15 de abril de 2012 (UTC)Ministério da Educação -Ministério de Hogwarts

Ministério da educação solaria.jpg

Ministério da Educação

275px-Hogwarts coat of arms colored with shading.svg.png

Ministério de Hogwarts

Também no FANDOM

Wiki aleatória